Piolhos em adultos, causas, sintomas e como
lidar com o problema.
Quando pensamos em piolho, logo nos vem à mente o contagio em salas de aula na infância. Mas a realidade é que os piolhos não atingem apenas crianças e o cuidado contra pediculose deve continuar em todas as idades.
É normal que adultos contaminados por piolho sintam-se envergonhados pela condição, mas saiba que você não está sozinho, os piolhos são uma infecção comum. Para lidar da melhor forma com o problema é importante estar ciente das causas, sintomas e tratamento. Por isso, trouxemos para vocês informações essenciais para a cura dos piolhos.
Quais são as causas?
Os piolhos são transmitidos através do contato próximo com uma pessoa infestada ou com objetos contaminados, como pentes, escovas, bonés e toalhas. Eles não voam nem pulam, mas rastejam rapidamente de uma pessoa para outra. Ao frequentar ambientes com grande número de pessoas é preciso ter cuidado com o contágio, evite compartilhar objetos pessoais e opte por manter os cabelos presos caso vá para um lugar que apresente aglomeração.
Quais são os sintomas?
Os sintomas de piolhos em adultos incluem coceira intensa no couro cabeludo, pescoço e orelhas. Também pode haver uma sensação de rastejamento ou picadas na pele. Às vezes, pequenos ovos (ninfas) são encontrados no cabelo, próximos à raiz. Os ovos parecem pequenos grãos de areia brancos e podem ser difíceis de remover do cabelo.
Como lidar com o problema?
A boa notícia é que os piolhos não são perigosos e não causam doenças graves. No entanto, é importante tratar o problema o mais rápido possível para evitar a propagação para outras pessoas. Aqui estão algumas maneiras de lidar com piolhos em adultos:
• Use um shampoo medicamentoso: Existem shampoos que contêm ingredientes ativos para matar piolhos e ovos. Eles devem ser aplicados no cabelo molhado e deixados por um período específico antes de serem enxaguados. É importante ter certeza que o produto usado é natural e não apresenta riscos à saúde. O uso de produtos de baixa qualidade, além de não garantirem o fim dos piolhos, pode causar outros problemas ainda mais perigosos.
• Penteie o cabelo com um pente fino: Use um pente fino para remover piolhos e ovos do cabelo. Certifique-se de passar o pente em todo o cabelo, da raiz às pontas, e limpe-o frequentemente para remover os piolhos e ovos capturados.
• Lave roupas e roupas de cama: Lave todas as roupas de cama, toalhas e roupas que foram usadas nas últimas 48 horas em água quente e seque-as em alta temperatura. Isso ajudará a matar qualquer piolho ou ovo que possa estar nas roupas.
• Evite compartilhar objetos pessoais: Evite compartilhar pentes, escovas, chapéus e outros objetos pessoais com outras pessoas. Isso ajudará a evitar a propagação de piolhos.
• Limpe a casa: Aspirar o chão, carpetes e móveis onde a pessoa infestada tem estado pode ajudar a remover piolhos e ovos que possam ter caído do cabelo.
•Procure um médico especialista para garantir a eliminação de todos os piolhos.
Precisa de ajuda contra os piolhos e lêndeas?
Na Dr. Piolho apresentamos um tratamento seguro e inovador contra as infecções de piolho. Em nossa clínica nos preocupamos com um tratamento humanizado e personalizado para cada pessoa.
Fale conosco
RT: Dr. Werciley Saraiva Vieira Junior | CRM DF: 16381 | RQE Nº: 14486
Saraiva e Dornelas Instituto – CNPJ 46.454.188/0001-49